Pastorais / Movimentos e Serviços
Catequese de Adultos
A Catequese de adultos, também chamada de Catequese de Iniciação Cristã de Adultos, surgiu em nossa paróquia, visto que nos dias hoje, as pessoas estão inseridas numa sociedade fortemente marcada pela secularização e individualismo e acabam muitas vezes se afastando da Igreja e do aprofundamento da fé, pois muitas tiveram a Catequese quando crianças, mas não foi o suficiente para mantê-las no Caminho de Jesus Cristo. Diante dessas questões, refletimos e nos preparamos para a missão de evangelizar os adultos, e os iniciar no caminho do discipulado, assim como foi no inicio da Igreja primitiva, pois o verdadeiro cristianismo precisa ser proposto como força verdadeira e viável para a vida nos dias de hoje, portanto, de importância fundamental.
O Diretório Geral da Catequese (1997) afirmou que "a Catequese de Adultos é uma forma privilegiada de catequese". As atividades da Catequese de Adultos visam acolher bem a todas as pessoas que procuram nossa paróquia para:
• Pedir os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Crisma e Eucaristia);
• Aprofundar a fé;
• Viver a fé em comunidade.
A catequese de adultos tem como objetivo levar o catequizando a ter um encontro e conhecimento de Deus, por de Nosso Senhor Jesus Cristo, através da leitura orante da Bíblia, contextualizando-a para que seja luz a nos iluminar hoje, e assim possamos perceber nosso Deus caminhando conosco. Motivando-os sempre a aprofundar e vivenciar a fé em comunidade, estudar os temas fundamentais da fé católica, levando-os ao comprometimento em ser Igreja no seguimento de Jesus Cristo.
Gostaria de participar? De se preparar para receber os sacramentos? Sente vontade de conversar com outras pessoas sobre as coisas da fé? Então, o seu lugar é aqui. Entre em contato!
"Vede: como é bom, como é agradável habitar todos juntos, como irmãos; porque aí manda Iahweh a benção, a vida para sempre” (Salmo 133).
Pastoral da Saúde
A Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde.
De acordo com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida nas dimensões:
• Solidária: solidariedade com aos doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo a pessoa na sua dimensão física, psicológica, social e espiritual;
• Comunitária: capacitação de agentes multiplicadores de saúde e criação de grupos comunitários para a prevenção, promoção, educação e humanização das instituições de saúde;
• Político institucional: atuação junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área da saúde.
A Pastoral da Saúde vai ao encontro dos doentes tanto nos domicílios particulares como nos hospitais e casas de saúde. Os agentes da Pastoral da Saúde devem estar a serviço da comunidade paroquial, e como cristãos que somos participantes desta pastoral, devemos estar onde formos chamados. Quer no atendimento às pessoas; quer na visitação aos enfermos nas residências e hospitais, levando a Palavra de Deus, a Eucaristia, conforto e esperança aos doentes e familiares, sempre com disposição e disponibilidade.
Nossa meta é viver plenamente e praticar a Palavra de Deus, dando testemunho de nossa conduta espiritual e religiosa, divulgando tanto dentro da igreja, quer fora dela, quer na família, quer no trabalho, quer na sociedade e em todos os lugares onde estivermos. Ampliando nosso conhecimento através da leitura da Palavra, com zelo pela liturgia e praticando a caridade aos necessitados mostrando-lhes a verdade da fé.
A pastoral da saúde da Paróquia através dos seus agentes realiza semanalmente um trabalho de visitação aos enfermos no Hospital Brigadeiro. Essa atividade da pastoral acontece toda sexta-feira das 14h00 as 16h00.
A pastoral da saúde e a RCC são responsáveis pela animação litúrgica na missa para os enfermos, que acontece toda 2ª terça-feira de cada mês, com benção dos pães, água e outros objetos.
Grupo de Canto
A liturgia sempre foi marcada pelo canto. Já no tempo do Rei Davi, mil anos antes de Jesus, a música era muito utilizada nas liturgias do povo de Israel. O Primeiro Livro das Crônicas diz: “Davi disse aos chefes dos levitas que estabelecessem seus irmãos como cantores com instrumentos de música, cítaras, harpas e címbalos, para que os sons vibrantes e alegres se fizessem ouvir (1Cr 15,16). Havia muitos instrumentos a acompanharem as vozes. Quando Jesus nasceu, já não se cantava da mesma maneira. Mas os judeus ainda cantavam em suas liturgias. O próprio Jesus cantou os salmos na última ceia antes de ir para o Jardim das Oliveiras (cf. Mt. 26,30).
Pela suavidade da melodia, pela harmonia das vozes, pela força do ritmo e dos sons, a música expressa melhor o Mistério de Deus e as verdades de nossa fé, afirma Irmã Miria T. Kolling (Sustentai com Arte a Louvação). Segundo Santo Agostinho, poucas coisas são tão próprias para excitar a piedade nas almas e inflamá-las com o fogo do amor divino como o canto.
O Concílio Vaticano II, tendo em vista que grande parte da participação da assembléia nas celebrações é assegurada pela música, pelo canto, proclama que este faz parte necessária ou integrante da liturgia.
Na Paróquia Imaculada Conceição, além dos inesquecíveis corais dos seminaristas capuchinhos quando aqui cursavam teologia, muitos outros corais e músicos surgiram deixando recordações.
O canto nas celebrações da Paróquia Imaculada Conceição esteve sempre pautado pelas diretrizes da Igreja, especialmente após a Constituição sobre a Sagrada Liturgia Sacrosanctum Concilium. Coordenadores e animadores do canto, seguindo essas orientações, procuram sempre levar em conta a funcionalidade de cada canto com relação aos vários momentos da celebração; a hierarquia dos cantos: uns mais importantes e necessários; outros acessórios e, conforme as oportunidades, dispensáveis; a adequação dos cantos a cada tempo litúrgico, a cada festa, a cada celebração.
O Grupo de Canto atual, às vezes homenageado com o nome de Coral Imaculada Conceição, é simplesmente a continuação dos tradicionais e inestimáveis grupos de cantores que, por anos e anos, vêm se empenhando em enriquecer o culto divino.
O Grupo assume o canto e participa da liturgia de diversas missas nos finais de semana e das principais celebrações da Paróquia, como Semana Santa, festas de São Francisco, Santa Clara, Nossa Senhora Aparecida, Imaculada Conceição, Natal, Ano Novo... Para tanto, faz ensaios todos os sábados após a missa das 15 horas. Quando necessário, também às quartas feiras às 18 horas.
O Grupo de Canto está aberto às pessoas das outras pastorais ou e da comunidade que queiram dele participar. Não só aberto, como necessita de reforço para exercer bem suas atividades. Cantores, instrumentistas, professores de música são sempre bem-vindos.
Pontos positivos e marcantes do Grupo em termos de atuação são a consciência de todos os participantes de sua responsabilidade nas atividades que lhe são confiadas durante todo o ano e, em decorrência, muita dedicação, pontualidade, desprendimento e vontade de ajudar sempre, mesmo com sacrifícios.
Serviço de Escuta
Este Serviço é um espaço para aqueles que necessitam de alguém que os escute em um momento de desabafo, de reflexão e de busca de compreensão da própria situação existencial.
Trata-se de um serviço prestado por pessoas comuns; voluntários disponíveis para ouvir e devidamente preparados para esse trabalho. Não se trata de terapia no sentido psicológico: desejamos apenas oferecer oportunidade para um desabafo. A privacidade e o sigilo a respeito do que for conversado são totais. Seu modo de pensar é respeitado, assim como suas crenças e convicções.
A escutada conta com a nossa solidariedade, sem interferência nas suas opiniões ou decisões. Não pretendemos resolver seus problemas, mas podemos ajudá-lo a encontrar seu próprio caminho. “Vós que estais sobrecarregados, vinde descansar um pouco” MT. 11,28.
Atendimento
Terça-Feira
das 9 às 12h00, das 13 às 14h30 e das 15h30 às 17h00
Quarta-Feira
das 9 às 12h00, das 13 às 14h00 às 17h00
Sexta-Feira
das 9 às 13h30, das 14 às 14h30 e das 15h30 e das 16h00 ás 17h30
Apostolado da Oração
O Apostolado da Oração é uma associação da Igreja Católica, com presença universal. A sua espiritualidade se baseia no oferecimento do dia, na vivência da Eucaristia, na devoção especial a Nossa Senhora, rezando diariamente o terço, e na invocação do Divino Espírito Santo, fonte de paz e de sabedoria eterna. O apostolado está sempre em sintonia com o papa. É também a união de pessoas que procuram consagrar suas vidas a Deus pela oração e pelo testemunho. É um serviço à igreja.
O Apostolado da Oração começou na França em 1844. Naquele o ano o Padre Francisco Xavier Gautrelet disse a um grupo de seminaristas jesuítas desejosos de trabalhar nas missões: Sejam apóstolos agora, apóstolos de oração, façam oferecimento do seu dia em união com o Coração de Jesus para as intenções Dele, anunciar o Reino de Deus para a salvação das almas.
O Papa João Paulo II escreveu em 1985: o Apostolado da Oração é um tesouro precioso do coração do papa e do Coração de Cristo.Em 1861 o primeiro Mensageiro do Sagrado Coração de Jesus foi publicado com o intuito de promover a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O mês de junho é dedicado ao sagrado Coração de Jesus.
Os Compromissos do Apostolado da Oração
Os compromissos do A.O. é rezar todos os dias, o oferecimento do dia pelas intenções da igreja que o Vaticano propõe no bilhete mensal que se recebe todo início do mês.
Todas as Quintas-Feiras às 15h30 – hora santa
Primeiras Sextas-Feiras às 15h00, inicia-se uma reunião, seguindo-se a exposição do Santíssimo, reza do terço e Adoração. Às 17:00 h, tem início a missa de louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Esta prática e devoção não são um dogma de fé, mas tratando-se de amor e reparação ao Sagrado Coração de Jesus, a Igreja aceita-a e recomenda-a como sinal do nosso amor e já é uma importante tradição na igreja católica, ligada as doze promessas.
Pastoral Familiar
Em 1996, o grupo de casais Santa Clara, ligado ao movimento “Comunidade de Vivência Cristã,” constituiu o embrião da Pastoral Familiar da Paróquia Imaculada Conceição. O grupo orientado pelo Frei Osmar Cavaca, movido pelas ideias contidas nas encíclicas e doutrinas sociais em variados campos da fé, se reunia de modo espontâneo, uma vez por mês, na residência de um dos casais para encontros e confraternização, que era encerrada com um cafezinho. Tinha como objetivo colaborar na tarefa de evangelização, na orientação do convívio familiar, na observação da graça do sacramento do matrimônio. Em 2002, um grupo de casais foi convocado pelo então pároco, Frei João Rodrigues Dias para estruturar a Pastoral Familiar, com objetivos previstos na Assembleia Paroquial de agosto, baseados na exortação apostólica “Familiaris Consortio”- A Missão da Família no Mundo de Hoje.
Atualmente, o grupo está bem diversificado, por se entender que todos somos uma família. Todos estão incluídos, independente de sua situação familiar. Portanto, aqueles que tiverem interesse missionário da acolhida, da integração, da defesa dos valores cristãos e da vida, e que queiram dar continuidade a mais primitiva das igrejas, ou seja, a família, esse é nosso irmão fazendo parte do aprendizado e colaborando na missão.
Convidamos todas as pessoas, independente de seu estado civil e em especial os jovens, que serão as futuras famílias e poderão articular com ações harmoniosas, o sucesso do casamento, da família, da vida profissional e da vida da igreja. O objetivo da pastoral é gradativamente, ampliar as suas atividades, colaborar, de modo mais eficaz com as famílias e demais pastorais, no sentido de por em prática as reflexões feitas sobre o evangelho, buscando somar esforços na partilha das experiências de cada um, em favor de uma sociedade melhor e uma vida cristã mais participativa.
Reunimo-nos uma vez por mês. Participe
Serviço Fraterno aos Moradores de Rua
A Paróquia Imaculada Conceição constituída eclesialmente a partir das pastorais, movimentos de espiritualidade e serviços fraternos, tendo como protagonistas da nova evangelização agentes de pastorais e paroquianos engajados e comprometidos com o bem comum, sabendo da sua condição sacramental de Corpo de Cristo: “A igreja é o Corpo do Senhor, afirma o Apostolo das gentes” (Efésios 1,23), em plena comunhão com a Arquidiocese de São Paulo e orientada pastoralmente pelos Frades Menores Capuchinhos destina seus recursos e bens para fomentar e fortalecer sua comunhão eclesial e para promover a vida de todos aqueles irmãos e irmãs que se encontram à margem de condições humanas básicas de sobrevivência nas chamadas periferias sócio-existenciais.
Procurando responder à luz da fé a essa triste e exigente realidade social de tantos irmãos e irmãs em situação de rua, um grupo de paroquianos, formado por irmãos e irmãs da Ordem Terceira Franciscana, agentes de pastorais e benfeitores tomou a decisão de preparar e de distribuir toda terça-feira à noite na região central de São Paulo refeições à população carente.
O recurso para esse trabalho assistencial é proveniente do Bazar das Voluntárias e da generosa colaboração de muitos paroquianos e benfeitores. As doações que são entregues na recepção da Paróquia são revertidas em espécie, possibilitando a produção dessas refeições que são preparadas e beneficiam muitas pessoas, sendo homens, mulheres e crianças em situação de moradores de rua. Outra parte dos recursos materiais é destinada a Oficina de São José que prepara enxovais para gestantes de baixa renda. Através deste gesto assistencial e caritativo, a Paróquia Imaculada Conceição oferece o Pão da Palavra traduzido no pão material que sacia a indigência de muitos irmãos e irmãs.
Recordamos a Palavra de Jesus quando proclama: “Meu alimento é fazer a vontade do Pai” (Jo 4,34) e “Sua vontade é que ninguém se perca, mas que todos tenham a vida em abundância” (Jo 10,10).
A Paróquia aceita doações de roupas, acessórios e utensílios que podem ser entregues na recepção da paróquia ou se desejar realizar doações em espécie devem ser feitas diretamente na Paróquia ou via depósito bancário.
Doações são destinadas as obras assistenciais da paróquia.
Obs: O preparo das refeições é realizado toda terça-feira a partir das 14h00, e a distribuição aos moradores de rua no período noturno.
Banco Bradesco
Agência:1191
Conta Corrente: 498-7
CNPJ:63.089.825/0026-00
MITRA ARQUIDIOCESANA DE SÃO PAULO - PARÓQUIA IMACULADA CONCEIÇÃO
Bazar das Voluntárias
Bazar e Oficina de Costura da Imaculada Conceição
Há mais de cinquenta anos um grupo de voluntárias se reúne semanalmente em uma das salas da Paróquia para confeccionar peças (guardanapos, enxovais e roupas) que são colocadas à venda no Bazar das Voluntárias. O valor arrecadado com essas peças confeccionadas e com a doação de roupas, sapatos e outros objetos de paroquianos e benfeitores é destinado às obras assistenciais da Paróquia que destina refeições para moradores de rua (Pastoral Social) e enxovais para crianças e mães de baixa renda (Oficina de São José).
Durante todos esses anos muitas voluntárias ofereceram sua contribuição e dons pessoais e artísticos para inovar e incrementar o Bazar da Paróquia. Atualmente contamos com um grupo expressivo de voluntárias e voluntários que ajudam a Paróquia a manter sua colaboração para amenizar o sofrimento de tantos irmãos e irmãs necessitados que se encontram em situações limites, desprovidos de bens materiais necessários à sobrevivência.
Temos como coordenadora deste Bazar a Sra. Gladis Schuller, que há 50 anos nos motiva e nos encoraja com seu testemunho de abnegação e sensibilidade para com os pequenos. Entretanto, essa atividade assistencial só é possível graças ao emprenho e dedicação total e incondicional de todas as voluntárias e voluntários, e também a generosa colaboração e apoio dos nossos paroquianos. São pessoas de fé que movimentam e estimulam, através do voluntariado, a Paróquia na realização deste bem comum tão necessário a promoção da vida de tantos irmãos e irmãs que se encontram em situação de miséria extrema.
Pedimos que continuem apoiando e Paróquia em seu compromisso com os pobres e desvalidos através das doações que são destinadas ao Bazar das Voluntárias.
Obs: O bazar acontece toda segunda-feira das 10h00 às 16h30 no salão paroquial. Entrada pelo estacionamento.
Meditação Cristã
Grupo de Meditação Cristã
A meditação é uma prática que nós encontramos no centro de todas as grandes tradições religiosas, uma peregrinação da mente para o coração. É um caminho de silêncio, simplicidade e quietude. Pode ser praticada por qualquer pessoa onde quer que você esteja na jornada de sua vida. É necessário apenas estar seguro de seu compromisso com a prática e, em seguida, começar - e continuar começando.
No cristianismo, essa tradição ficou esquecida por longo tempo. Mas nos últimos tempos uma grande recuperação da dimensão contemplativa da fé cristã vem acontecendo. De importância central para isto é a redescoberta da prática de meditação na tradição cristã que tem sua origem nos primeiros monges cristãos - os Padres e Madres do Deserto no terceiro e quarto séculos- e permite-nos colocar em prática os ensinamentos de Jesus sobre a oração de maneira radical e simples.
Nosso grupo faz parte da organização mundial - Comunidade Mundial de Meditação Cristã - WCCM. D. John Main morreu em 1982, e o WCCM foi fundada há 20 anos por homens e mulheres, cuja espiritualidade e oração vidas foram inspirados por seu trabalho, atualmente D. Laurence Freeman é o diretor espiritual da comunidade.
Usamos a repetição silenciosa de uma breve oração, ou uma única palavra oração. A tarefa essencial na meditação é “dizer a sua palavra”. A palavra recomendada por John Main é “maranatha”, a mais antiga oração cristã em aramaico, a língua falada por Jesus. Dizemo-la em quatro sílabas igualmente acentuadas – ma-ra-na-tha. O importante é você dizê-la com plena atenção, amorosa e fielmente.
Sempre que seus pensamentos lhe distraírem, gentilmente traga sua mente de volta para sua palavra. Algumas pessoas acham mais fácil repetir a palavra em conexão com o movimento respiratório, mas se isso lhe causa distrações simplesmente preste atenção nela, no ritmo que melhor se adequa a você. A meditação é uma forma de continuar a conversa constante de nossas mentes, e, assim, nos permitirmos experimentar a plenitude do momento presente. E, como cristãos, acreditamos que neste momento reside a presença do Senhor.
A meditação é como voltar para casa, para o nosso eu interior, onde podemos ser nós mesmos.
É uma oração que nos leva à presença de Deus que encontramos dentro de nós.
O objetivo da meditação são os benefícios espirituais, mas não há dúvida de que essa prática traz também significativa melhora da saúde do corpo e da mente.
A prática diária pode levar um pouco de tempo para se desenvolver. Seja paciente com você mesmo. Quando você desistir, começar de novo. Meditando em um grupo é uma grande ajuda, é por isso que nos reunimos todas as quintas-feiras, às 17h45, em uma das salas de reuniões aqui da igreja. O encontro dura cerca de uma hora.
A meditação se faz em casa todos os dias, mas para fortalecer essa prática nos reunimos todas as semanas. Convidamos a todos que venham meditar com nosso grupo. Vocês serão muito bem-vindos.
Como meditar:
• Sente-se com a coluna ereta em quietude;
• Feche seus olhos levemente;
• Fique na posição sentada relaxadamente, mas alerta;
• Silenciosa e interiormente, comece a repetir uma oração de uma única palavra;
• Recomendamos a palavra oração "Maranatha";
• Recite-a como quatro sílabas de igual duração;
• Ouça-a enquanto a vai repetindo com suavidade, mas continuamente;
• Não pense ou imagine nada - mesmo que seja de ordem espiritual;
• Se vierem pensamentos ou imagens, considere-os apenas como distrações no período da meditação, e
então volte apenas a repetir a sua palavra;
• Medite a cada manhã e a cada fim de tarde por cerca de vinte a trinta minutos.
Sites:
www.wcmm.org
www.wccm.com.br
OFS - Ordem Franciscana Secular
Ordem Franciscana Secular
Os franciscanos seculares, fazendo uma "profissão própria e verdadeira", depois de um período de formação e aprofundamento espiritual e cultural, comprometem-se a viver essa vocação em todas as situações em que se encontram no plano da família e do trabalho. Os irmãos e as irmãs da Ordem Franciscana Secular buscam a pessoa viva e ativa de Cristo nos outros Irmãos, na Igreja, na Palavra, na Liturgia. Anunciam Cristo com a Vida e a Palavra; testemunham na vida quotidiana os bens futuros: no amor da pobreza, no obediência, na pureza do coração.
Os Franciscanos seculares comprometem-se a construir um mundo mais justo, mais evangélico e fraterno, acolhendo todas as pessoas como um dom de Deus, felizes por estar junto dos mais fracos, promovendo a justiça. Vivem o espírito de São Francisco no trabalho e em sua família, um alegre caminho de amadurecimento humano e cristão com os seus filhos. Portadores de paz, têm confiança no homem e lhe comunicam a mensagem da alegria e da esperança.
Fraternidade Franciscana Secular Imaculada Conceição
No dia 6 de outubro de 1918 Frei Salvador de Cavedine, Superior Regular dos Missionários Capuchinhos, após a autorização do Arcebispo de São Paulo, D. Duarte Leopoldo e Silva, em missa solene na Igreja Imaculada Conceição, erigiu canonicamente esta fraternidade que inicialmente contava com 15 irmãos e 20 irmãs. Brotava assim mais um ramo da Ordem Terceira Franciscana, agora sob orientação dos frades capuchinhos.
Inicialmente a fraternidade apresentava as seções masculina e feminina com reuniões e atividades distintas, sendo obrigatório o uso do hábito durante as mesmas. Após a renovação da “Regra e Vida dos Franciscanos Seculares” em 24 de junho de 1968 pelo Papa Paulo VI, a fraternidade passou a ser unificada.
No início recebeu a denominação de “Venerável Ordem da Penitência”, posteriormente “Venerável Ordem Terceira Franciscana” e atualmente após novo estatuto, em 2009 como ramo da Ordem Franciscana Secular, responde como “Fraternidade Franciscana Secular Imaculada Conceição”.
Hoje contamos com 45 membros ativos, com 15 irmãos afastados no SEI (serviço aos enfermos e idosos que já não conseguem vir às reuniões) e 5 irmãos no período de formação (período de 3 anos nos quais tem conhecimento sobre a espiritualidade franciscana e o modo de vida que se comprometerão a viver, caso aceitem a profissão solene).
Nossas reuniões são no 1º e 3º domingos após a missa das 9h00, onde revemos os irmãos, recebemos formação franciscana permanente e encontramos energia e alegria para vencer os obstáculos do dia a dia.
Venha participar conosco e viver a transformação da conversão segundo os passos de São Francisco e Santa Clara de Assis. Paz e Bem!
Vocação Franciscana Secular
Vocação é o chamado de Deus, que tem como finalidade a realização plena da pessoa humana. É dom, é graça, é eleição cuidadosa, visando à humanização pessoal e a construção do Reino de Deus. É um chamado para cumprir uma missão. Toda pessoa é vocacionada e é eleita por Deus. Cada vocação é original, é fruto da liberdade, é um acontecimento pessoal, único, incomunicável e pode acontecer a qualquer momento.
Iniciar-se em Cristo é descobri-lo, é deixar que ele nos encontre, é recebê-lo. É um estado de permanente conversão. É sair de si mesmo, distanciar-se daquilo que até agora era segurança, bem estar, poder, consumo e, ao mesmo tempo, é entrega total e incondicional a Cristo.
São Francisco de Assis vivenciando a “Graça da Vocação” e percebendo que seu movimento estava provocando uma revolução na Igreja de sua época, e que o número de pessoas que queriam segui-lo aumentava de maneira assustadora, fundou a Ordem Franciscana Secular destinada aos casados, os que não desejavam abandonar suas profissões, suas famílias, porém queriam seguir os passos e os traços de Nosso Senhor Jesus Cristo franciscanamente. E isso acontece até nossos dias, através da Ordem Franciscana Secular.
O mundo é a meta dos caminhos de Deus. A Igreja precisa se abrir para o mundo, por isso precisa de leigos. O Franciscano secular tem carisma e função, mediante o anúncio de Jesus Cristo, de libertar o mundo dos falsos ídolos e de todas as prisões que oprimem e destroem a pessoa humana. Vivendo na sociedade, não importando o estado civil é fermento na massa, sal e luz do mundo.
Os Franciscanos Seculares são sinais visíveis de Jesus Cristo na família, no trabalho, na política, na economia, na educação, na saúde pública, nos Meios de Comunicação Social, nos órgãos públicos, nos esportes, no serviço liberal e em tantos outros espaços no meio da sociedade. Participam com fidelidade e criatividade na construção de um mundo novo. Vivem o Evangelho que leem, que rezam, e que celebram não apenas entre paredes de uma igreja, mas em todos os lugares. Fazem do seu trabalho a liturgia diária e prolongam a Missa Dominical em todos os dias da semana. Paz e Bem!
O que é a Ordem Franciscana Secular?
A Ordem Franciscana Secular é constituída por cristãos que, por uma vocação específica, através de uma profissão solene, se comprometem a viver o Evangelho de acordo com São Francisco, no próprio estado secular, observando uma Regra específica aprovada pela Igreja. A OFS é uma das três componentes fundamentais da Família Franciscana, que é constituída pelas três Ordens de São Francisco: a Primeira Ordem (os frades), a Segunda Ordem (as religiosas contemplativas) e a Terceira Ordem (os seculares e numerosas formas de religiosos e religiosas empenhados em atividades apostólicas - TOR - que se formaram a partir do filão principal dos seculares). É justamente a vocação que distingue, do ponto de vista da motivação, a pertença à OFS diante das outras pias associações.
Batismo
Sacramento do Batismo
O Batismo é o primeiro sacramento que recebemos, sendo admitidos pela fé na comunidade cristã e configurados à Cristo que é o fundamento e a cabeça da Igreja. O apóstolo Paulo afirma que a Igreja, comunidade dos batizados é o corpo do Senhor. (Efésios 1, 23).
O Batismo é considerado como o sacramento da resposta do ser humano à proposta de Deus, que inclui o compromisso de continuar a obra missionária de Jesus Cristo (Mt 28, 19; At 5,42; Lg 17). O Batismo toma o cristão sinal e instrumento da salvação no meio dos homens (1Pd 2, 8).
Sendo assim precisamos tomar consciência sobre a importância do batismo, por isso hoje se insiste tanto na necessidade de uma boa preparação para pais e padrinhos (testemunhas).
O pedido do batismo feito pelos pais para os seus filhos à Igreja deve ser também uma expressão da fé dos próprios pais que desejam uma boa formação cristã e uma vida espiritual para os seus filhos. Por isso afirmamos que não basta receber o batismo, é necessário viver o batismo como adesão incondicional a Jesus Cristo e ao seu Evangelho.
Movimento de Valorização Humana
O MVH foi fundado pela Irmã Laura Etelvina Ribeiro de Azevedo Vasconcelos (1911-1992), religiosa da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry e O MVH foi fundado pela Irmã Laura Etelvina Ribeiro de Azevedo Vasconcellos, primeira coordenadora geral do MHV.
Em 1965, aquela religiosa chegou á Igreja Nossa Senhora da Salete para ministrar aulas de catequese para professores, bem como para alunos do Instituto Estadual Dr. Octávio Mendes, no bairro de Santana. Inspirada pela convivência e pelas reflexões de D. Gabriel Paulino Bueno Couto, da Ordem dos Carmelitas, (1910-1982), 1º Bispo Diocesano de Jundiaí, SP, Irmã Laura formou, com 18 senhoras da Zona Norte de São Paulo, SP, o primeiro grupo da Valorização Humana.
Assim nasceu o MVH, constituído juridicamente em 23 de fevereiro de 1972, sem fins lucrativos, com estatuto registrado em Cartório e com sede própria.
Após a morte de Irmã Laura, Dom Joaquim Justino Carreira, (1950-2013), mais tarde bispo da diocese de Guarulhos SP, substituiu-a na coordenação geral do MVH.
O Movimento de Valorização Humana (MVH), alicerçado no Evangelho, pretende ajudar as pessoas a conhecerem seus dons, usufruí-los e disponibilizá-los para os outros, sendo feliz fazendo os outros felizes.
É, portanto, um trabalho individual de aprofundamento interior em que a pessoa descobre o seu valor e aprende a viver sua realização pessoal. Sentindo-se valorizada, encontra condições para entrar num relacionamento mais profundo com o outro. Assim, o(a) leigo(a) é preparado(a) para melhor servir à sua comunidade.
Acolhe pessoas maiores de 16 anos de idade, de todas as raças, credos, condição social e estado de vida.
Em nossa Paróquia as reuniões do movimento de valorização humana acontecem todas as sextas-feiras das 19h00 às 21h00 no salão paroquial.
PASTORAL DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ
CATEQUESE INFANTIL
Em nossa Paróquia a Catequese Infantil tem como principal objetivo ajudar as crianças a descobrir a beleza e a riqueza da vida cristã; para isso procuramos fazer com que nossos catequizandos e suas famílias estejam sempre ligados às atividades da igreja.
Assim oferecemos uma preparação para a Primeira Eucaristia onde além de apresentarmos a história da nossa religião, da igreja, do Cristo vivo mostramos que a Igreja é Família, e uma não existe sem a outra, por isso transformamos nossos encontros em espaços onde as crianças e seus familiares podem reconhecer a igreja como co-protagonista da educação espiritual, pois esta começa na família e orienta todas as outras atividades de nossa vida.
A Catequese, em nossa paróquia faz um convite aos catequizandos para que tenham uma maior proximidade com Deus, Jesus e o Espirito Santo.
Em nossos encontros que acontecem sempre aos Domingos (das 8h40 até o fim da Missa dás 11h00) falamos de tudo o que faz parte da vida com Cristo para que as crianças, suas famílias e seus amigos cresçam na fé e construam um sólido caminho em direção a plenitude da vida cristã.
Coordenação da Catequese Infantil
Catequese de Adultos
Pastoral da Saúde
Grupo de Canto
Serviço de Escuta
Apostolado da Oração
Pastoral Familiar
Serviço Fraterno aos Moradores de Rua
Bazar das Voluntárias
Meditação Cristã
OFS
Batismo
Movimento de Valorização Humana
Catequese Infantil
Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2071
CEP: 01317-002 - São Paulo - SP
Home
Paróquia
Pastorais/Movimentos
Nossos Frades
Midia
Página Inicial
Horário de atendimento
Pastorais/Movimentos e Serviços
Frades
Videos
Galeria
A Voz do Pastor
Avisos
História
Frades Capuchinhos
Orientações
Textos/Reflexão
Fale Conosco
Batizados
Casamentos
A Diferença entre padre e frei
Crucifixo de São Damião
A Palavra do Papa
Tau Franciscano
Atendimento
A vida de Santa Clara
Pedido de Oração
A vida de São Francisco de Assis
E-mail: secretaria@imaculadasp.com.br
Arquidiocese de São Paulo
Frades Menores Capuchinhos