Caríssimos Irmãos e Irmãs,

Prezados Paroquianos,

 

Paz e Bem!

Depois de algum tempo sem receber as devidas atualizações, informações e comunicados imprescindíveis à organização da vida eclesial e paroquial, resolvemos no Conselho Paroquial de Pastoral revitalizar este espaço de comunicação e integração, a fim de oferecer a todos os paroquianos uma boa compreensão das nossas atividades litúrgicas e pastorais despertando em todos os nossos irmãos e irmãs, que estão em comunhão conosco, em nossa Paróquia, o desejo e a necessidade de estabelecermos pastoralmente ações concretas que respondam às exigências de demandas que nos são apresentadas por tantas pessoas que recorrem a nossa comunidade paroquial, buscando a acolhida fraterna, a oração comunitária, o aconselhamento pastoral e a direção espiritual, os sacramentos e a Boa – nova do Evangelho do Reino, anunciada por Jesus, e constituída como missão da Igreja.

É preciso considerar que a Paróquia Imaculada Conceição está situada geograficamente e pastoralmente num lugar privilegiado e, portanto, propicio para que exerçamos a nossa missão de discípulos (as) missionários (as) chamados a anunciar a misericórdia de Deus em favor de todas as pessoas. Incontáveis são os testemunhos e relatos de pessoas vindas das periferias desta grande metrópole de São Paulo, de outras paróquias e comunidades eclesiais, de outras cidades, estados e ate mesmo de outros países que se sentem bem acolhidas nesta “Casa de Oração”.

A Igreja é convocada pelo Espírito Santo (Pentecostes) para ser, por sua própria natureza e identidade pascal, uma igreja missionária, a comunidade orante dos discípulos e discípulas do Ressuscitado, capaz de significar sua vivência eclesial e sua atividade sacramental e pastoral pelo exercício permanente da misericórdia (Casa da Misericórdia) tornando-se para todos o bálsamo de Deus que cura as feridas e restaura  a esperança daqueles que procuram na Igreja uma resposta às suas aflições e questionamentos.

Nossa vivência e comunhão eclesial como Paróquia Imaculada Conceição, inserida no coração desta grande cidade exige de todos nós batizados (Corpo de Cristo) conversão pastoral e atitude permanente de missão.

“A conversão pastoral significa o modo de praticar o Evangelho no tempo e no espaço; constitui a ação que faz a própria Igreja como mediadora do carisma da salvação; o caminho de volta ao poço da água viva (Jo 4,11) e a busca da identificação com o Mestre Pastor. A Igreja em saída (CF.E.G. 20) não se acomoda em suas estruturas institucionais, mas se faz peregrina no seguimento de Jesus e vai ao encontro dos que mais necessitam de sua solidariedade. Nesse sentido, a prática mais planejada ou estratégica identifica-se substancialmente com a espiritualidade do seguimento do Cristo Pastor: Viver em Cristo é agir nEle. A conversão pastoral se torna nesse sentido, o caminho da renovação da Igreja”.

Quando falamos e insistimos sobre a missão da Igreja que consiste em apresentar o rosto amoroso e misericordioso de Deus nas feições humanas do Verbo que se encarnou e habitou entre nós, Jesus Cristo, precisamos entender que a Igreja somos todos nós, os batizados, conscientes da nossa vocação e missão. Não podemos delegar para algumas pessoas ou grupos o compromisso que todos recebemos pelo Batismo de anunciar o Reino de Deus. Cada um de nós, consciente desta missão edifica a Igreja, a comunidade das testemunhas da Ressurreição do Senhor.

A mesma compreensão ou mistério, se aplica ao conceito de Paróquia Imaculada Conceição, A Paróquia não está constituída eclesialmente a partir de um grupo, de um conselho de pastoral ou de uma fraternidade de religiosos consagrados (capuchinhos) . A  Paróquia somos todos nós, que amamos esta comunidade paroquial e servimos na caridade e na misericórdia os nossos irmãos e irmãs, que nos são enviados por Deus para juntos edificarmos esse edifício espiritual (Igreja) convocado pelo Espírito de Deus para ser nesta cidade cosmopolita  um sacramento do amor de Deus que abraça toda criatura.

Desejo que nossa comunidade paroquial, confiada à materna proteção da Imaculada Conceição de Maria cresça em acolhida fraterna, em comunhão de vida, em espírito de participação e colaboração, pois ninguém está dispensado de oferecer o seu talento para enriquecer nossa vida eclesial. Que saibamos, orientados pelo Espírito do Senhor, testemunhar o amor misericordioso de Deus através da caridade para com todos os irmãos e irmãs.

A todos os nossos paroquianos (as) e suas famílias, minha oração e minha benção pastoral .

Saudações de Paz.

 

Frei Nilton César Groppo, pároco.

 

A Voz do Pastor

 

 

             Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2071

            CEP: 01317-002 - São Paulo - SP

 

 

 

 

Home

   Paróquia

 Pastorais/Movimentos

 Nossos Frades

 Midia

Página Inicial

Horário de atendimento

Pastorais/Movimentos e Serviços

Frades

Videos

Galeria

A Voz do Pastor

Avisos

História

Frades Capuchinhos

© Copyright 2017 - Paróquia Imaculada Conceição  - v2.23

 Orientações

  Textos/Reflexão

 Fale Conosco

Batizados

Casamentos

A Diferença entre padre e frei

 Crucifixo de São Damião

A Palavra do Papa

Tau Franciscano

Atendimento

A vida de Santa Clara

Pedido de Oração

A vida de São Francisco de Assis

GB

 E-mail:  secretaria@imaculadasp.com.br

Arquidiocese de São Paulo

Frades Menores Capuchinhos