Orientações para Casamentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Documentos Necessários

• Cópias do RG, CPF e do comprovante de residência;

• Certidão de batismo atualizada (cuja validade é de seis meses);

• Comprovante de participação do encontro de preparação para o matrimônio (curso de noivos);

• Cópia da certidão de casamento civil (caso os noivos já tenham casado).

 

Esses documentos devem ser entregues na paróquia mais próxima da residência de um dos noivos com até três meses de antecedência ao casamento. Em caso de a paróquia mais próxima da residência de um dos noivos não ser a Paróquia Imaculada Conceição, os noivos poderão solicitar o processo de transferência, que lhes será entregue após correrem os proclamas. A transferência deve ser trazida para a Paróquia Imaculada Conceição com antecedência de, no mínimo, um mês de antecedência da data do matrimônio.

É permitido trazer outro sacerdote ara celebrar o matrimônio, desde que apresentem, junto à documentação exigida dos noivos, a carteirinha de Uso de Ordem do celebrante. Caso um dos noivos seja divorciado no civil ou para casamentos de mista religião, os mesmos devem informar a paróquia quando iniciarem o Processo Matrimonial, pois tais condições requerem uma autorização especial da Arquidiocese de São Paulo para a realização da cerimônia.

Comunicado: Não serão celebrados matrimônios de noivos que foram casados na Igreja Católica Apostólica Romana, desde que provem a nulidade matrimonial emitida pelo Tribunal Eclesiástico.

 

Processo com Efeito

Se optarem pelo casamento religioso com efeito civil, deverão se dirigir ao cartório mais próximo da residência de um dos noivos com pelo menos 60 dias de antecedência da data do casamento para dar entrada no mesmo. Verifiquem junto ao cartório quais documentos e procedimentos necessários serão exigidos.

Comunicado: Caso seja solicitado pelo cartório algum requerimento vindo da igreja, entrem em contato na paróquia com o responsável do processo.

 

Cerimônia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decoração

 

Quando houver mais de um casamento na mesma data as despesas de decoração deverão ser rateadas entre os casais. Nessa hipótese, os casais deverão escolher de comum acordo o tipo de decoração a ser executada na igreja. Só serão permitidos arranjos se colocados sobre as colunas ou pedestais, sendo proibido colocá-los nos bancos, assim como nas paredes da paróquia. Caso haja necessidade de prender as colunas aos bancos, deverão ser usados apenas fitilhos.

Esta vedada a possibilidade de jogar na saída dos nubentes e na porta principal desta paróquia: arroz, pétalas de rosas, confetes ou quaisquer outros tipos de adereços festivos.

Comunicado: A igreja será liberada para a montagem da decoração no sábado após a celebração das 15h00.

 

Coral e Música

As musicas devem ser adequadas à cerimônia religiosa.

Comunicado: É proibido o uso de som muito alto dentro da igreja, pois contraria o objetivo do encontro sagrado, a harmonia.

 

Foto e Vídeo

Não é permitido para os noivos e nenhum integrante do cortejo para fotografa-los durante a entrada e saída da paróquia.

Comunicado: Nos demais momentos, os profissionais poderão movimentar-se livremente, desde que não atrapalhem o sacerdote e a celebração.

A  primeira questão a ser tratada pelos noivos deve ser quando desejam se casar. Tendo isto decidido por ambos, recomenda-se que o agendamento seja feito com até um ano e meio de antecedência para evitar problemas com indisponibilidade de horários na data escolhida.

 

Comunicado: Todos os agendamentos e cancelamentos matrimoniais devem ser realizados pessoalmente na secretaria paroquial.

A pontualidade nos compromissos é uma questão de obrigação e não de elegância. Cada casal de noivos tem o direito à uma hora para celebrar o Sacramento do Matrimônio. Ocorrendo algum atraso para o início da cerimônia ela terminará no horário previsto, havendo até mesmo a suspensão do cortejo dos padrinhos e madrinhas, de musicas e cumprimentos finais para que o próximo casal tenha o mesmo direito. Para cerimônia religiosa os noivos tem o direito de ter no presbitério os seus pais e quatro casais de padrinhos para cada um, totalizando dez casais no cortejo da cerimônia.

Os casamentos em nossa paróquia são celebrados aos sábados nos horários das 18h00, 19h00 e 20h00.

Comunicado: Em datas comemorativas da paróquia não será agendados casamentos, portanto, verifique as datas em nossa secretaria paroquial primeiramente.

 

             Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2071

            CEP: 01317-002 - São Paulo - SP

 

 

 

 

Home

   Paróquia

 Pastorais/Movimentos

 Nossos Frades

 Midia

Página Inicial

Horário de atendimento

Pastorais/Movimentos e Serviços

Frades

Videos

Galeria

A Voz do Pastor

Avisos

História

Frades Capuchinhos

© Copyright 2017 - Paróquia Imaculada Conceição  - v2.23

 Orientações

  Textos/Reflexão

 Fale Conosco

Batizados

Casamentos

A Diferença entre padre e frei

 Crucifixo de São Damião

A Palavra do Papa

Tau Franciscano

Atendimento

A vida de Santa Clara

Pedido de Oração

A vida de São Francisco de Assis

GB

 E-mail:  secretaria@imaculadasp.com.br

Arquidiocese de São Paulo

Frades Menores Capuchinhos